‘Abril Verde’ marca conscientização sobre acidentes de trabalho

O mês de abril é marcado pela campanha de conscientização sobre acidentes de trabalho. O movimento “Abril Verde”, como é chamado, é internacional e mostra a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

O mês foi escolhido para a campanha por causa do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 28.

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais no trabalho, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Números no Espírito Santo

Em 2017, foram contabilizados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho 10.422 acidentes de trabalho e 54 óbitos no Espírito Santo. Ao todo, 2.826 trabalhadores ficaram afastados por auxílios-doença decorrentes de acidentes.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue), em Vitória, o setor de Serviço Social registrou 202 pacientes atendidos vítimas de acidente de trabalho ou de percurso.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEDJSN), na Serra, Grande Vitória, foram 378 atendidos em 2018. Já no ano de 2017, foram 385. Os casos mais comuns registrados pela equipe do hospital foram dor lombar, ferimento e trauma em membros (principalmente braços), queda, corte e perfuração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *